Submarino.com.br
Milton Ribeiro Rotating Header Image

Porque hoje é sábado, David Hamilton ou a pedofilia nada disfarçada dos anos 70 e 80

Um artista sai da moda e a gente simplesmente o esquece.

Ainda mais eu, um ser nada dotado para as artes plásticas, um daltônico.

Porém, acordei num dia desta semana e pensei: a arte do fotógrafo David Hamilton é pedofilia!

Explico: acho que todos os que adolesceram de forma um pouco mais metida, durante os anos 70…

… e a primeira metade dos 80, tiveram contato e/ou admiração pelas fotos granuladas do inglês

… que só utilizava modelos menores de idade, ninfetas, às vezes pré-púberes.

Confesso ter ficado muito chocado, pois o que 30 anos atrás antes era mais ou menos belo …

– o kitsch era lei principalmente nos horrendos 80 — agora era simplesmente exploração infantil.

É por essas e outras que costumo ironizar aqueles que têm uma visão apocalíptica do mundo.

É como se tudo, desde o telefone celular, a TV a cabo, os carros — por que estes sempre aceitam …

… carona? — até a evolução da consciência estivessem em permanente processo de degradação.

Essas pessoas parecem ter marcado um dia de sua juventude com o ápice e, a partir dali, …

… tudo o que não seguisse aquele modelo fosse inaceitável. Isso me livra de ser um velho passadista, mas tergiverso…

Imaginem que a foto acima não era considerada pornografia. É pornografia e do pior gênero!

Hoje, David Hamilton é, por exemplo, proibido na Nova Zelândia.

Está aposentado. Seu último livro de fotografias chama-se, sem surpreender, …

A Época da Inocência. Edith Wharton deve ter girado algumas vezes na cova.

Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google

26 Comments on “Porque hoje é sábado, David Hamilton ou a pedofilia nada disfarçada dos anos 70 e 80”

  1. #1 cachorro que late
    on Oct 3rd, 2009 at 2:10 am

    Fazia tempo que não vinha. Me diga, as meninas de 14 anos são lá tão crianças assim? Eu fico pensando…

    [Reply]

    Ramiro Conceição Reply:

    Meninas de 14 não são tão meninas assim…
    Meninos de 16 não são tão meninos assim…

    Então:
    prostíbulos pra elas
    e cadeias pra eles!
    Não é assim
    que você late,
    seu escroque?

    PS:
    havia prometido a mim não participar mais do PHES,
    mas diante do capanga aí de cima… Não deu!

    [Reply]

    gugaalayon Reply:

    Phes sem vc não vale, Ramiro!

    [Reply]

  2. #2 Caminhante
    on Oct 3rd, 2009 at 10:39 am

    E eu fico pensando que este post atrairá muita gente dizendo que que certas adolescentes já são muito mulheres aos 1* e que pedofilia é muito relativo…

    [Reply]

    charlles campos Reply:

    Só quem ve imagens explícitas de pedofilia, Caminhante, sabe que essa abominação não tem nada de relativo. Em um antigo emprego, no cargo de supervisor regional, me deparei no computador de um dos diretores com um vídeo a primeira vista incompreensível: tentei entender o que parecia um homem recheando um frango, imaginando que fosse um dos vários outros filmes curtos de humor que tal indivíduo me mostrava. Era a documentação orgulhosa de alguém estuprando um bebê! Chocado, vi o restante da coletânea de imagens que deve ter durado uns cinco minutos, enquanto uma das funcionárias apareceu à porta me chamando para a sala de reuniões. Cenas de crianças de cinco, dez, doze, quinze anos, recebendo ejaculações nos rostos, dançando nuas, sendo penetradas ao mesmo tempo que uma mulher lhes praticava sexo oral, e outras coisas que me encheram de asco e ódio. Fui à sala onde o diretor estava, pedi de dentes cerrados que me acompanhasse até sua sala e disse que iria telefonar para a polícia, se não conseguisse explicar o que ummaterial daqueles fazia em um computador de uma instituição pública. Em pânico, disse que havia recebido o vídeo sem o pedir, etc. Apagamos o vídeo, eu em consideração às quatro filhas que o cara tem. Sou absolutamente maniqueísta neste assunto.

    À distância, pode-se até fazer graça das circunstâncias EM TORNO do assunto, como um policial militar amigo meu que prendeu um velho molestador de um rapazinho, e, diante a resposta do velho de que fazia isso “porque a carne é fraca”, respondeu de supetão e com a mais espontânea revolta: “e tu acha que cu de menino é proteína?”

    [Reply]

    charlles campos Reply:

    Talvez ficou vago: o vídeo não foi produzido pelo funcionário. Era material pornográfico adquirido pela net. Caso contrário, as providências que eu tomaria não passaria nem por um diálogo com o cara.

    [Reply]

    Antonio Carlos da Silva Reply:

    Tu ainda foi pedir explicações pro cara? Tinha que ir direto para a polícia!!!

    Antonio Carlos da Silva Reply:

    Relato nojento, credo

  3. #3 rocosta
    on Oct 3rd, 2009 at 11:06 am

    Resposta para Cachorro que late…

    Milton, penso que a Bárbara, sua filha, assim como minha Tamires não eram totalmente crianças aos 14 anos, mas pré-adolescentes… o que é ainda pior, concorda?
    Aos doze anos sofri um abuso sexual. Se eu era criança? Até isso acontecer sim. E por muito tempo fiquei com medo de qualquer homem. E por isso não tive coragem de me casar. E por isso tive muitas dificuldades de me relacionar… … …

    [Reply]

  4. #4 Sander
    on Oct 3rd, 2009 at 12:29 pm

    Fotinhas insossas. E me parece que todo mundo está vendo pedofilia a torto e a direito. Eta neurose, não?

    [Reply]

    miltonribeiro Reply:

    Ah, isso eu também acho. Isso só mostra que elas não te atraem nem um pouco. Mas os seres humanos não são iguais.

    Existia e ainda existe um verdadeiro culto a D. Hamilton.

    [Reply]

    charlles campos Reply:

    Sander, a “pedofilia” está no título do post.

    [Reply]

  5. #5 miltonribeiro
    on Oct 3rd, 2009 at 12:34 pm

    É, não dá para relativizar. Pedofilia e abuso sexual são crimes graves, sejam as adolescentes provocantes ou não. Claro que não incluo aí o sexo adolescente entre namorados em torno de 15 anos ou mais, uma das coisas mais belas de se viver (que eu vivia e que nossos filhos vivem).

    Conheço pessoalmente pessoas que foram vítimas de abusos. Olha, é uma chaga que jamais fecha totalmente. Basta um pequeno acontecimento, a chaga reabre e o trauma volta por inteiro.

    [Reply]

    rocosta Reply:

    Sim… quando são da mesma idade… Faz parte do amadurecimento, etc. Mas, sexo ou atos libidinosos com adolescentes ou crianças e adulto: não há troca, mas uso.
    Sim… é mesmo, não adianta terapias psicológicas: uma chaga impossível de fechar.
    Abraço.

    [Reply]

  6. #6 joêzer
    on Oct 3rd, 2009 at 3:37 pm

    nos anos 70, didi fazia piadas racistas com o mussum, jodie foster, em taxi driver, e brooke shield, em pretty baby, faziam poses sensuais para os marmanjos, matar a adúltera era questão de honra, o punk era um falso niilista atrás de fama e lucro… os anos 70 foram um baita mito com pinta de libertário, mas era só hedonismo mesmo.

    [Reply]

  7. #7 charlles campos
    on Oct 3rd, 2009 at 5:38 pm

    Antonio Carlos da Silva, o propósito desse meu relato, bem incomum para quem não quer nada com a CPU nos finais de semana, mas motivado pelo primeiro comentário (o do que se exime de tudo por trás de um pseudônimo sugestivo), é o de provocar nojo; mas garanto que não foi nem um por cento do que senti. Agora, uma coisa é falar em partir o cara na porrada e chamar a polícia_ eu diria isto, se apenas lesse sobre o assunto_, outra é considerar um possível exagero de minha parte se o cara estivesse falando a verdade, pois apologia à pedofilia é crime inafiançável, daria um cadeião (no Brasil, será?), e o dito perderia o emprego. Não é fácil estar no núcleo do ciclone e estar em sua mão a decisão de sua direção, o poder dos escombros, ou reduzí-lo à uma calmaria monitorada.

    Aliás, Milton, eu que sou assíduo por aqui, terei de ser sincero contigo: tu pisastes em gelo muito fino neste post. Trata-se da incursão em um tema que não cabe muita retórica, ainda mais partindo do motivo das fotos acima.

    Isso que dá dar a cara aos finais de semana.

    [Reply]

    miltonribeiro Reply:

    Concordo, Charlles. Ontem, enquanto escrevia o texto para as fotos, ia me irritando pouco a pouco. Quando acordei pensando em DH, ignorava o potencial de confusão, só descoberto através de minha própria perturbação.

    Mas tu sabes que não sou muito adepto de recuos. O que fazer?

    [Reply]

    Antonio Carlos da Silva Reply:

    Posição delicada mesmo era a sua nesse caso, concordo, mas é dificil ter paz de espírito quando se tem em mente que alguém conhecido pode estar envolvido com esse tipo de coisa - pode estar envolvido, porque não? Só porque o tal é diretor e tem 4 filhas (que temeridade!!)? Para que as imagens aparecessem ao computador dele, alguma coisa ele deve ter feito para que elas chegassem ali. Ví esses dias numa reportagem da Uol que um pedófilo foi preso no flagrante e, ao ser questionado sobre a origem das imagens, disse que foi o gato dele que subiu no computador e, ao ficar andando sobre o teclado, acabou por acessar as imagens. Nessa hora de desespero surge as idéias mais descabidas, mas a verdade é que as imagens não foram parar no micro do cara graças ao bichano.
    O que me causa espanto é que vc foi extremamente racional no caso, mesmo demonstrando repúdio. Talvez uma outra pessoa que estivesse no seu lugar pudesse ter reagido de maneira bem diversa de como tu reagiu.

    [Reply]

    charlles campos Reply:

    Antonio Carlos da Silva, vá por mim: eu já entrei em brigas cabeludas, medindo bem a força da ressaca que viria em reação, sem muita temeridade; e como disse em outro post aqui, tive que ficar mais comedido quando meu filho estava sendo gerido para a entrada neste mundo. Sou do tipo excessivamente cortês, e tenho o adendo de não me lembrar de ter caçado confusão, conscientemente. Mas não me calo a provocações. Por isso, entendo a sua inquietação diante essa minha posição “extremamente racional”, mas não me arrependo de ter agido desta forma. Não foi pelo cujo ser diretor, pois no cargo de supervisão regional, eu era superior a ele (tratava_se de um órgão estadual de monitoramento de sanidade animal, como inspeção da vacina contra febre aftosa em rebanhos). Esse cara era técnico agropecuário, sujeito simplório até a medula, que mal sabia desenhar o a_ mais frequente no funcionarismo público do que se imagina. Como veterinário atuante em um estado com uma sociologia complexa e idiossincrática como o de Goiás, conheço situações por aqui que a tradição amortizou o espanto inerente a elas e as cobriu de uma sigilosa reserva de “costume cultural”. E o sexo endogâmico é uma destas situações. Na Cidade de Goiás, por exemplo, são famosos os “idiotas” da cidade, fruto de cruzamento entre primos e irmãos, tendo até uma famosa tese de doutorado sobre o assunto. Os bobos na cidade onde eu moro, também, são incontáveis. Não cheguei a desenvolver todo esse escopo histórico para compreender a ocasião acima, mas ninguém é imune ao meio. Eu conhecia a família do cara, suas 4 filhas, a sua mulher, uma professora durona, sistemática, e na qual se firmava o centro daquele lar matriarcal. Indignação excessiva não leva a nada além de uma impotência enfadonha. Quem não me garante que, despedido e ex-sentenciado, uma curiosidade doentia não teria se transformado, na volta desse sujeito para casa, em molestamento real contra as filhas?

    [Reply]

  8. #8 charlles campos
    on Oct 3rd, 2009 at 5:57 pm

    Que bom que não foi ofensivo o que escrevi acima, Milton! Depois da leitura, fiquei receoso. Mesmo porque, como disse o Ramiro quando acertou ao citar Istambul para sua filha, nós já o conhecemos o suficiente para avalizarmos a admiração por seus gostos, sua ampla cultura, e seu humor rabelesiano nem um pouco refinado_ e sua idoneidade, quando não se refere ao ataque a monopólios da leitura em grandes livrarias (mas nisso, um reconhece o outro).

    Aliás, uma dúvida terrível (sério!); nos recentes lançamentos da cia das letras, vejo que o ponto no final dos parenteses está vindo dentro dos parênteses (assim.) Sempre achei que fosse (assim). Por favor, se tiver a luz sobre o assunto, me responda.

    ( A propósito, respondendo a sua pergunta, moro no interior de Goiás, próspero para a veterinária de bovinos; a Bárbara, pelo visto, deve seguir o gosto pela equinocultura, o que exige centros urbanos caros.).

    abraço.

    [Reply]

  9. #9 miltonribeiro
    on Oct 3rd, 2009 at 6:16 pm

    1. Pois… Um dia me achei como dono de um humor bastante fino, mas vcs me convenceram do contrário! Sério!

    :¬)))

    2. Sobre a tua dúvida: eu acho que todas as frases devem acabar por um ponto. Vou fazer uma pergunta para minha prima Vera Luiza, ela é professora de Português e sempre me acorreje quando resolvo tentar algo mais sério. É uma pessoa que encara a língua de uma forma muito livre: diz o que é o “culto”, mas dá as versões aceitáveis que o uso consagrará. Adoro ela.

    3. É. Estou convencido de que minha filha herdou o amor de meu pai aos cavalos. A genética é algo fascinante, pois ela não conheceu meu pai e nem teve contato maior com esses animais. Então, viu-os um dia e está apaixonada há 8 anos. Sua grande incetivadora é minha atual mulher, que contraiu o vírus quando morava na Itália.

    Abraço e bom findi. (Faça uma sessão de cócegas no Eric por mim!). <— Onde colocar a coisa?

    [Reply]

  10. #10 Ricardo Branco
    on Oct 4th, 2009 at 12:33 pm

    milton,
    matou a pau.
    Esta mania de relativizar as coisas conforme o interesse causa-me nojo. O fato da sociedade na época aceita-la não nos permite faze-lo agora. Há gente que defende nosso padre paraguaio, Polanski e o DH.
    Abçs.

    [Reply]

  11. #11 gugaalayon
    on Oct 6th, 2009 at 3:24 pm

    é… naquela época a gente fumava em avião e não usava cinto de segurança nem camisinha…
    Apesar de concordar 99,9% com Charlles discordo só da crítica ao post. Acho que qualquer tema apto à retórica sim e as fotos em questão são meramente ilustrativas da ‘filosofia’ , ou dúvidas , que brotam do post.
    abraços

    [Reply]

  12. #12 serbon
    on Oct 8th, 2009 at 1:53 pm

    alguem lembra de Fabio Cabral e seu proibido ‘anjos proibidos’???
    e as fotos da Alice da vida real, tiradas pelo Lewis Carroll?

    é uma discussao que vai longe. acho que o Polanski tem que pagar sim pelo que fez, independente dos seus grandes filmes. as colocações do Charlles e da RoCosta são muito pertinentes aqui nos comentarios.

    mas eu nao mandaria Nabokov pra fogueira, e tampouco denunciaria Gabo pelo magnifico “Memorias de Minhas Putas Tristes”.
    e gosto das fotos do David Hamilton…

    [Reply]

  13. #13 Luiz Gonzaga
    on Oct 14th, 2009 at 9:49 pm

    Existe muita hipocrisia, todo mundo vê adolecentes gravidas, e todo mundo acha normal, a midia nos mostra a todo momento que o novo é belo.
    Não estou falando de fazer sexo com uma criança, mais que estão fazendo os adolescentes serem adultos mais cedo, e ficam tapando o sol com a peneira, tratando os mesmos como crianças, falta mais educação, mais dialogo aberto, dos pais, das escolas, pois pior que um adolescente fazer sexo com um adulto ou outro adolecente, e este mesmo adolecente ter um filho, pois daí sim ele ainda é uma criança.

    [Reply]

  14. #14 blone
    on Dec 20th, 2009 at 8:22 pm

    elas sao mto gostosas

    [Reply]

Leave a Comment